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Em Educação, assim como nas demais atividades humanas, a superação das dificuldades depende, em boa medida, da qualificação e da motivação dos profissionais envolvidos.

A Avaliação da Atividade Docente desenvolvida pela MD&M – Soluções em Educação é um criterioso processo de pesquisa dos vários aspectos relacionados ao trabalho do professor.

As principais características desse processo são o respeito à individualidade, a transparência de propósitos e a confidencialidade das informações.

A fundamentação teórica dos trabalhos utiliza a base conceitual do TALIS (Teaching and Learning International Survey), um programa que integra o consórcio internacional de investigações educacionais da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico).

O que é O TALIS?

O TALIS é um programa internacional que coleta dados sobre a atividade docente em escolas por todo o mundo.

O objetivo dessa pesquisa é fornecer informações atualizadas e comparáveis, com a finalidade de colaborar com a definição de novas políticas que permitam estabelecer parâmetros de alta qualidade para a atividade docente.

Em 2013, participaram do programa cerca de 100 mil professores de 30 países. No Brasil participaram 14.291 professores de 1.070 escolas das redes pública e privada.

A próxima avaliação do TALIS está prevista para 2018.

Fonte: www.oecd.org/talis

Objetivos gerais

A Avaliação da Atividade Docente pesquisa as condições efetivas de ensino e aprendizagem mobilizadas no cotidiano do trabalho do professor e, entre outros objetivos, procura informações sobre:

  • A formação do docente.
  • O perfil social e cultural.
  • O ambiente de trabalho.
  • O envolvimento das lideranças.
  • A abertura para inovações.
  • A avaliação e o feedback.
  • As melhores práticas pedagógicas.
  • A satisfação no exercício profissional.
  • As necessidades de qualificação profissional.

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