aea

A qualidade na educação é hoje um assunto de intenso debate entre estudiosos de vários países. Um dos aspectos relevantes desse debate é a análise dos processos que têm o potencial de contribuir para a melhoria dessa qualidade.

Dentre as muitas possibilidades, uma das estratégias utilizadas tem sido a utilização de avaliações externas pelos Sistemas Nacionais de Educação e por suas Escolas.

São exemplos de avaliações externas, respectivamente nos âmbitos internacional e nacional, o PISA (Programme for International Student Assessment) e o ENEM.

O projeto de Avaliação Externa do Aprendizado desenvolvido por MD&M – Soluções em Educação consiste na utilização de avaliações externas em complemento àquelas realizadas internamente pela Escola, com a finalidade de apontar diferentes abordagens e novos desafios a professores e alunos.

Essas avaliações, aplicadas aos segmentos Fundamental e Médio, são elaboradas por uma equipe de especialistas a partir do currículo desenvolvido pela Escola. As avaliações neste projeto possuem características tanto diagnósticas quanto formativas.

Avaliações diagnósticas e formativas

As avaliações diagnósticas nos permitem conhecer os saberes dos estudantes no momento da avaliação. São como uma foto estática dos conhecimentos nesse momento.

As avaliações formativas estão integradas aos processos de ensino-aprendizagem e procuram identificar tanto os conhecimentos do aluno quanto eficácia dos processos de ensino-aprendizagem.

Objetivos gerais

Além do aprendizado dos conteúdos próprios de cada uma das áreas do conhecimento (conteúdos conceituais), a Avaliação Externa do Aprendizado contempla a apropriação das competências e habilidades associadas ao aprendizado desses conteúdos como a compreensão da leitura, a fluência da escrita, o raciocínio lógico e a resolução de problemas, entre outras.

Mais que ajudar os professores a redimensionar seus métodos de ensino, a análise dos resultados da Avaliação Externa do Aprendizado irá promover uma articulação eficaz entre o trabalho pedagógico e a expectativa de seu resultado nos alunos.

Dessa forma, o objetivo maior da avaliação externa é oferecer à equipe da Escola uma ferramenta de redimensionamento dos aprendizados.