Composição escrita em ambiente escolar

  • Quais os conhecimentos necessários para evoluir no domínio da escrita?
  • Quais os conhecimentos sobre a Língua se revelam efetivamente operativos no momento de escrever?
  • Qual o impacto dos instrumentos e metodologias utilizados em aula no desenvolvimento da escrita?

Com um forte caráter formativo, nosso Projeto de Desenvolvimento da Composição Escrita parte do princípio de que o ato de escrever é um processo cognitivo complexo que implica operações inter-relacionadas e hierarquizadas.

A confiabilidade dos instrumentos e das metodologias utilizados e a criteriosa análise das informações obtidas permitem à Escola identificar, dentre as várias possibilidades de intervenção, as ações que produzam efetiva melhoria da qualidade da escrita tanto no plano individual quanto no coletivo das classes e séries avaliadas.

 

Desenvolvimento de competências em Leitura

Atualmente, uma revalorização da Leitura como ferramenta privilegiada na aquisição de conhecimento mobiliza a Escola no sentido da formação de leitores competentes.

Com fundamentação teórica inspirada no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), estruturamos um amplo projeto educacional que consiste no trabalho sistemático com a Leitura nas várias áreas do conhecimento.

Nesse projeto, o trabalho com a leitura de diversos tipos de textos é partilhado com os professores e amplificado nas matérias. Assim, a leitura de textos científicos, históricos, matemáticos e das outras áreas do conhecimento está prevista nos planejamentos e tem tempo reservado na sala aula.

A capacitação dos professores para o trabalho com a Leitura (e não só com o conteúdo dos textos), a pesquisa dos textos adequados a cada uma das matérias, a sugestão de metodologias que possam ser utilizadas nas aulas e a orientação para a avaliação sistemática dos resultados junto aos alunos são alguns dos aspectos que configuram a abrangência desse projeto.